28 de 365
Torrada sem manteiga não é torrada.
E torrada boa leva manteiga dos dois lados.
Em 2018, depois de tentar planear a minha própria alimentação, a sofrer com dores de estômago durante meses e cansada de não conseguir solucionar o meu mal-estar sozinha, fui a uma consulta gastro e a uma nutricionista (sim, eu sei que devia ter sido o meu primeiro passo, mas às vezes a cabeça não pensa com os berlindes todos, vou falar sobre isso nas minhas 12 newsletters deste ano, vai ser o meu tema para 2023).
O médico prescreveu-me alguns medicamentos básicos, daqueles que nem precisam de prescrição e a nutricionista esbugalhou os olhos quando lhe disse que comia mais de sete peças de fruta por dia.
Cumpri o que ambos me recomendaram e, não só perdi o peso que queria, como fiquei (mais importante que tudo), sem dores de estômago.
As consultas já iam avançadas quando pedi à nutricionista que me desse mais opções de pequeno-almoço, estava farta do pão escuro com fiambre. Não pode ser uma torradinha? Perguntei-lhe eu. E ela que sim, sim, claro. Podia torrar o pão. E, depois de uma pausa, acrescentou: só não põe manteiga. Eu, que acho uma heresia considerar uma torrada pão tostado sem pingar aquele creme dos deuses, tive de me conter para não me mandar aos arames. Disse-lhe, contendo as palavras ali na zona da faringe: desculpe, mas a bem que a pessoa come uma torrada ou então come outra coisa qualquer. Torrada sem manteiga não é torrada, é uma ofensa ao palato, é pão em palha, é tristeza.
Alguma vez viram uma pessoa a comer uma torrada sem gordura? Está a definhar, aquela pessoa tem os olhos mate, não há ponta de brilho ali. Conseguiram perscrutar a tristeza dessa pessoa? Está abaixo do fundo do poço. Escreve #foco só para sentir que ainda vale a pena. O que é que aquela alma tem para lamber dos dedos quando o pão acaba?
Nada.
Torrada é bom, porque manteiga é vida.
E é isto que tenho para vos dizer este sábado. Matéria sem interesse, que vocês estão a ler quando deviam estar a dobrar peúgas ou a lavar o chão. Essa é que é essa.