Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Exercício de escrita

53

23.02.23

"Mãe, o que é o jantar?"

Olha, filho, não sei. Se calhar meto uns douradinhos no forno, ou passo uns bifes na frigideira. Andamos a comer muita carne, bem sei, mas a mãe mal tem tempo para pensar. Se calhar comemos uma sopa e pão com queijo, assim uma espécie de acepipes. Já sei que querias massa ou pizza, mas não pode ser sempre. Bom era a mãe conseguir organizar-se e fazer um peixinho no forno com ums legumes a vapor, mas a mãe nem tem utensílios para fazer coisas a vapor. Olha, em calhando comemos uma latinha de atum com batatas, o que achas? Não te apetece? Querias croquetes ou hamburgueres ou qualquer coisa com batatas fritas. Shshshshsh, não digas às pessoas que comes batatas fritas tantas vezes que ainda acham que a mãe não te dá nutrientes que cheguem. Sopa há de certeza, só me falta o resto. E por falar em resto, se calhar faço qualquer coisa com as sobras de ontem. Olha, faço uma quiche com salada e tu, se não comes a salada, metes uma sopita goela abaixo que as vitaminas dos vegetais são essenciais.
Não te apetece comer isto outra vez? Faço sempre o mesmo? Pois é, filhote, a cabeça não dá para mais, a imaginação não ajuda e o tempo aperta-me os calcanhares. Que tenho de ter ideias e tenho de as fazer e tenho de te meter no banho e tenho de levar o cão à rua e não me posso esquecer das tarefas para amanhã no trabalho e ainda não tirei da máquina de secar a roupa que lá meti ontem.
A mãe faz o que pode. E às vezes pode pouco, mas o pouco que pode faz com vontade.
Quer dizer, às vezes a mãe faz sem vontade, faz porque tem de ser, faz porque ainda não enlouqueceu, faz porque parece um robot a despachar assuntos.
Olha, filho, comemos uma coisa qualquer, já vemos o que é que se arranja, pode ser que o pai tenha alguma ideia. Se não tiver comemos sopa, ou bifes, ou uma lata de atum, ou um folhado, ou qualquer coisa que não meta os nervos da mãe em franja com torres de loiça para lavar.
E sim, um dia a mãe faz como aquelas senhoras da internet e organiza a vida com pozinhos de perlimpimpim.