Dez
Se eu precisar que me salvem a vida, chamo por um médico, não por um futebolista. E é por isso que não consigo compreender o que pode justificar que um tipo, por muito bom que seja a dar pontapés numa bola, ganhe salários astronómicos, quando pessoas que estudaram anos e podem assegurar o meu bem-estar têm de se descoser a trabalhar em 2 e 3 hospitais ou clínicas para poderem ganhar alguma coisa que se aproxime sequer daquilo que mereceriam receber.
Sofrem muita pressão? Sofrem. Tal como eu, para chegar ao escritório e para entregar relatórios e gerir pessoas. É uma profissão de rápido desgaste? É. Mas lá está, hoje em dia, que profissão não é? Qualquer pessoa pode ser despedida e ter de ir fazer outra coisa qualquer, o tempo da estabilidade – que o digam os mais jovens – é coisa que já lá vai. Os atletas de todas as outras modalidades desportivas também fazem parte de profissões de rápido desgaste, são carreiras que acabam cedo e ninguém lhes paga 90 milhões por ano, como acontece com um rapazito do PSG. Nada justifica este valor, nem que ele conseguisse driblar a bola com as nalgas.
O que paga isto é a insanidade de multimilionários de carácter e percurso questionáveis, cujos meios têm – na sua grande maioria – origens insuficientemente claras. O que paga isto são os milhões de adeptos, que não têm dinheiro para comprar livros (a leitura é um vício tão caro), mas compram camisolas por mais de 100 €.
O mercado de transferências faz-me sempre lembrar uma feira de gado, em que se contrata pelo preço mais alto o garanhão mais apetecível e depois é preciso recuperar o investimento vendendo camisolas a quem ganha o ordenado mínimo e vai ao estádio aplaudir e adular miúdos que ganham num mês o que eles jamais ganharão em toda a vida, só porque chutam mesmo bem uma esfera.
O CêRê7 deu uma entrevista e disse umas baboseiras nada surpreendentes dada a sua cagança costumeira. Canais de TV acompanharam a entrevista. Comentadores fizeram análises mesmo parvas e assim. É um gajo que joga à bola, ganha demasiado para o fazer e tem um barco de 27 metros ou lá o que é. Será que não temos coisas mais importantes com que nos preocupar?
.